O KUARUP

Kuarup é o nome do tronco que significa a representação concreta dos mortos, é a grande celebração funerária dos povos xinguanos e encena a lenda da criação.É uma das maiores festas tradicionais indígenas. Trata-se de uma reverência aos mortos, representados por troncos de uma árvore sagrada chamada Kam´ywá. É uma cerimônia dos índios do Alto Xingu, em Mato Grosso.
O Kaurup se incia sempre no sábado pela manhã. Os índios, com muita dança e canto, colocam os troncos em frente ao local onde os corpos dos homenageados estão enterrados. Os filhos, filhas, esposas e irmãos choram o ente perdido e enfeitam o tronco que simboliza o espírito que se foi.
O tronco é pintado com tinta de jenipanpo e envolvido com faixas de linhas amarelas e vermelhas. Sobre o tronco enfeitado são colocados objetos pessoais do homenageado como: o cocar de penas de gavião, o colar feito de conchas, a faixa de miçangas usada na cintura e outros objetos. Cada morto é representado por um tronco de árvore.
A cerimônia do Kaurup realiza-se, tradicionalmente, nos meses de agosto e setembro, os mais secos do ano e que antecedem as grandes chuvas.A festa corresponderia a cerimônia de finados do homem branco, entretanto, o Kuarup é uma festa alegre, afirmadora, exuberante, onde cada um coloca a sua melhor vestimenta na pele. Na visão dos índios, os mortos não querem ver os vivos tristes ou feios.

5 comentários:

  1. muito legal essa dança...
    adorei...
    thalyta.carapicuiba,sp

    ResponderExcluir
  2. amei esse blog, amei, eu tenho um trabalho para fazer do ritual do Quarup, AAAAAAAAAAAMEEI,
    beeijos

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do blog, pois aborda um tema maravilhoso e tão importante como a cultura indigena, portanto, a nossa propria descendencia.
    Vamos valorizar o q é nosso.
    eduardoMirah@ hotmail.co
    Eduardo miranda. Manaus/Am Brasil

    ResponderExcluir
  4. Olá Ishani D.
    Eu gostaria de saber seu email pra entrar em contato com você, pois gostaria muito de receber mais informações sobre as danças dos povos xinguanos, dos kuarups.
    Sou coreógrafo e estou com dificuldade em achar áudios indígenas para dar inicio ao processo coreografico.
    Adoraria que pudemos me contactar pois eu não tenho o Outlook e por isso não conseguir me comunicar contigo
    Meu email é
    lopes_naldo@hotmail.com

    Aguardo seu contato
    Abraços e Parabéns pelo blog, li muita coisa interessante :D

    Att,
    Marinaldo Lopes

    ResponderExcluir
  5. Aprecio fotos de indigenas principalmente de meias, a exemplo do uso e costume dos caboclos ribeirinhos descendentes de indios do Norte do país. Contatem-me pelo deusarino@oi.com.br OBRIGADO

    ResponderExcluir