LENDA DO GUARANÁ


Aguiry era um alegre indiozinho. Alimentava-se somente de frutas e todos os dias saía pela floresta à procura delas, trazendo-as para a aldeia num cesto. Certo dia, por se afastar demais da aldeia Aguiry se perdeu. Ao anoitecer ainda não conseguira achar o caminho de volta e acabou por dormir na floresta. Jurupari, o espírito das trevas vagava pela floresta. Tinha o corpo de morcego, bico de coruja e também se alimentava de frutas. Ao encontrar o indiozinho dormindo ao lado do cesto, não hesitou em atacá-lo.

Os índios, na aldeia, preocupados com o menino que não aparecia, saíram à sua procura, e o encontraram morto ao lado do cesto vazio. Tupã ordenou que retirassem os olhos do indiozinho para serem plantados sob uma grande árvore seca. Seus amigos deveriam regar o local com lágrimas, até que dali brotasse uma nova planta, da qual nasceria o fruto que conteria a essência de todos os outros, deixando aqueles que dele comessem, mais fortes e mais felizes. A planta que brotou dos olhos de Aguiry possuía as sementes em forma de olhos, e recebeu o nome de guaraná.

2 comentários:

  1. muito em teresamte e emosionamte para quem escrevel parabems

    ResponderExcluir
  2. eu nem sabia que tinha lenda do guarana meu pai nem agreditol que esistinha lena do guarana ele ficol todu bobu. eu tinha que fasse um trabalho sobre lendas eu escoli a lenda do guarana!!!

    ResponderExcluir