A LENDA DA VITÓRIA RÉGIA



A vitória-régia é a maior das ninfeáceas (da família da flor de lótus) aquáticas do mundo. Nativa da bacia do Rio Amazonas. Suas folhas arredondadas atingem até 2 m de diâmetro e possuem as bordas pronunciadas e levantadas. A vitória-régia flutua graciosamente na água e pode sustentar o peso correspondente ao tamanho de um pequeno animal. Quando floresce, suas pétalas são brancas ou levemente rosadas, com bordas esverdeadas.



As lagoas e os lagos amazônicos são os espelhos naturais da vaidosa Jaci, a lua. As jovens indígenas, ao vê-la refletida sentiam toda a inspiração para o amor.

Elas acreditavam que se ficassem no alto das colinas esperando pelo aparecimento da lua e se conseguissem tocá-la, o amor redentor chegaria e transformadas em estrelas, subiriam aos céus.

Naia, uma jovem e bela índia ficava a admirar e contemplar por longas horas a beleza da lua branca e o mistério das estrelas.

Enquanto o aroma da noite tropical enfeitava aqueles sonhos, a lua deitava uma luz intensa nas águas, fazendo Naia subir numa árvore alta para tentar tocar a lua e se transformar em uma estrela. Com este intuito subiu a mais alta colina, esperando poder tocar a lua Jaci e assim concretizar o seu desejo.

Mas, ao chegar ao topo da colina viu a lua refletida na grande lagoa e pensou que estava a banhar-se. Na ânsia de tocar Jaci para realizar o seu sonho de amor, a bela Naia lançou-se às águas da lagoa e, ao que pensar tocá-la, afundou, desaparecendo para sempre nas águas profundas da lagoa.

Então Jaci, a lua, compadecida com o infortúnio de tão jovem vida agora perdida, e não podendo satisfazer seu desejo de levá-la para o céu em forma de estrela, transformou-a na bela estrela das águas, a linda planta aquática, a Vitória-Régia, cuja beleza e perfume são inconfundíveis.

2 comentários:

  1. As lendas contadas aqui são belas e coerentes com o modo de vida dos índios; todos os brasileiros deveriam conhece-las e valoriza-las pois fazem parte da nossa história, quem sabe assim respeitariam mas esse povo maravilhoso os verdadeiros brasileiros.

    ResponderExcluir